Seguro de viagem é realmente necessário?

Uma dúvida muito frequente de quem vai viajar é se deve ou não comprar seguro de viagem e quando a decisão é comprar surge a dúvida de qual das várias opções escolher. Portanto, escrevi esse post para ajudar você a tirar essas dúvidas, vou contar em três passos como verificar se vale a pena comprar o seguro e minha experiência pessoal com um seguro específico (post NÃO patrocinado).

Imagem4

Vale a pena comprar seguro?

O seguro de viagem é obrigatório em alguns países, como a maioria dos países europeus, dessa forma você necessariamente precisa ter um seguro, o qual será solicitado quando você passar pela polícia federal. No entanto, muitos países não exigem seguro e é nesse momento que surge a dúvida, devo comprar? Nesse caso alguns pontos precisam ser considerados, são eles: destino, tipo e duração.

Destino: dependendo do local que você visitar o seguro torna-se quase que obrigatório pelas circunstâncias envolvidas, independente do tempo de permanência. A exemplo temos os Estados Unidos e Canadá, apesar de ambos não exigirem o seguro, você DEVE comprar se estiver indo para lá. Nesses países qualquer despesa médica é altíssima, portanto se você se machucar por menor que seja o problema a sua despesa será muito maior do que o valor do seguro. Temos muitos casos de pessoas que foram viajar sem seguro e acabaram endividados por algum problema de saúde, acidente, entre outros. No entanto, se você estiver indo para países onde as despesas médicas não sejam tão elevadas, como os países sul-americanos, você pode seguir para os próximos passos.

Tipo de viagem: outro fator muito relevante é o tipo de viagem, se você está indo para um destino onde as despesas médicas são baratas, ou mesmo viajando dentro do próprio país torna-se muito relevante o tipo de viagem. Se você pretende fazer uma viagem aventureira, visitando locais perigosos, fazendo trilhas, visitando parques de diversão, fazendo mergulho ou outro tipo de viagem onde a probabilidade de acidentes ou eventuais problemas são maiores vale a pena adquirir o seguro. Caso contrario, você pode passar para a próxima etapa.

Duração: por fim, se a sua viagem for para um local onde as despesas médicas são baratas e a viagem será relaxante, sem muita aventura vale a pena verificar o tempo de duração da viagem. Se você vai passar duas semanas fora já é tempo suficiente para fazer um seguro, isso por que a probabilidade de acidentes aumenta conforme o tempo passa, porém se você está indo para a Argentina por exemplo, passar um final de semana, ou indo para o interior do estado passar apenas alguns dias não é tão relevante o seguro. Sempre vale fazer, porém, você não sofrerá tanto no caso de não tê-lo.

No geral o seguro vale muito a pena, principalmente tratando-se de viagens internacionais; viagens muito aventureiras ou viagens muito longas. Pense sempre que o valor do seguro é muito menor do que todas as despesas que você arcará no caso de algum problema durante a sua viagem.

Imagem5

O que o seguro cobre?

Existe no mercado diversas opções de seguro desde as mais básicas, que cobrem apenas problemas médicos à empresas que cobrem até furtos e oferecem serviços diferenciados. Como isso varia muito de acordo com a seguradora vou contar da minha experiência pessoal. Recentemente fui aos Estados Unidos ficar um mês fora e precisei comprar o seguro, foi então que descobri a Mondial Assistance. No entanto, decidi fazer o post contanto das reais vantagens apenas após falar dele para uma amiga e ela também só fazer elogios. Não tive nenhum problema onde precisei usar o seguro, mas fiquei encantada com as opções que ele oferecia e com o preço menor do que os concorrentes.

A Mondial Assistence possuí seguros diferenciados de acordo com o tipo de viagem: viagem a lazer, mochilão, gestantes, intercâmbio e viagem de negócios. Além disso, varia de acordo com o país visitado, portanto customizando ainda mais a sua experiencia.

Vou detalhar aqui o que o seguro mais básico aos Estados Unidos cobre, ou seja, a opção que eu escolhi. Caso você queria ver em detalhes, ou ver em outro país pode clicar aqui. Nesse caso a seguradora cobre: Assistência Médica por acidente ou doença, Assistência médica a condição pré-existente , Assistência Farmacêutica, Assistência Odontológica , Hospedagem após alta hospitalar de até U$80/dia até 10 dias para o paciente e um familiar, Passagem aérea para um familiar para visita após acidente em classe econômica, Acompanhamento de menores em classe econômica, Bilhete aéreo para volta no caso de alteração do voo devido ao acidente, Regresso antecipado em caso de falecimento de parente ou cônjuge, Assistência jurídica, Adiantamento de fiança, Remoção e Repatriação Médica, Repatriação funerária, Localização de bagagem, Transmissão de mensagens urgentes, Seguro de extravio de bagagem, Assistência fisioterapia, Orientação em caso de perda ou roubo, Adiantamento de fundos no caso de perda ou roubo e serviço de concierge. Como podem ver é muita coisa!!

É nítido que a empresa realmente tem muitas opções interessantes e este fator aliado ao seu baixo preço me convenceram de comprar o seguro com eles.O mais legal é que a Mondial sempre tem descontos anunciados na sua página do Facebook, tornando a sua viagem ainda melhor.

 Essa foi a melhor opção que eu encontrei, mas se você conhecer algum outro seguro imperdível deixe aqui nos comentários.

Imagem6

Dicas importantes:

  • Lembre-se de olhar atentamente a tudo que a empresa oferece, para saber no caso de problemas como proceder.
  • Durante a viagem ande sempre com o comprovante do seguro junto aos seus documentos, de forma a facilitar o atendimento em um hospital, no caso que você precisar. Alguns hospitais cobram a mais, mesmo você tendo o seguro, se você não apresentá-lo na entrada do hospital.

Beijos, Lu!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s