Aparatos da Serra – Canyon do Itaimbézinho e Fortaleza

Que tal passar o próximo feriado imerso à natureza nos famosos Canyons dos Aparatos da Serra? Na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina localiza-se alguns dos principais Canyons do sul do país, entre eles o Itambézinho e o Fortaleza. Nesse post vou explicar para você um pouco melhor como funciona os Canyons.

Canyon Fortaleza

Canyon Fortaleza

Diferente do que as pessoas imaginam, esses dois Canyons não nomeiam uma cidade e cada um fica localizado cerca de 1 hora de carro de distância. O Canyon Fortaleza localiza-se na cidade de Cambará do Sul, enquanto que o Itambézinho fica entre Cambará (RS) e Praia Grande (SC), além disso, ao longo do percurso há vários outros Canyons não tão conhecidos, como você pode ver na imagem abaixo.

Legenda_thumb3

Canyon Malacara

Canyon Malacara

1. Acesso:

O acesso aos Canyons deve ser feito de carro, portanto, se você vem de algum aeroporto certifique-se de alugar um carro, além disso, a melhor opção é alugar um carro 4×4 visto que as estradas são de chão e cheias de buracos. Prepare o GPS e deixe o Pneu não tão cheio para evitar um estrago durante a viagem.

2. Tempo de estadia:

Ficar apenas um dia não vale muito a pena, pois os Canyons ficam muito distantes um do outro e em cada um há diversas trilhas onde você vai perder provavelmente um dia inteiro. Minha recomendação é ficar 2 noites e 3 dias no mínimo, para que você possa ver tudo e com calma. O passeio é ótimo para um final de semana prolongado ou um feriado.

3. Aonde ficar:

Entre Cambará do Sul e Praia Grande há diversos hotéis fazenda onde você poderá se hospedar, os melhores são: Parador Casa da Montanha e Morada dos Canyons, mas além desses há diversos outros muito bons e para cada tipo de bolso. Você pode procurar hotéis em Cambará do Sul ou Praia Grande, e principalmente entre as duas cidades, onde fica de fato a região dos Aparatos. Prefira hospedar-se em algum hotél onde é servido pelo menos o café da manhã e jantar, pois há pouquíssimas opções de restaurantes e os que tem abrem até as 15h. (Logo vou fazer um post contanto mais do Morado dos Canyons.)

4. Entendendo os passeios:

Na região dos Canyons há os passeios pelas bordas dos Canyons, onde você pode ver todo o Canyon de cima, como é o caso do Itaimbézinho e Fortaleza e os passeios por dentro dos Canyons, onde você entrar adentro dos Canyons para caminhar pelos paredões e passar pelas várias cachoeiras e rios. O acesso a borda dos Canyons é principalmente por Cambará do Sul e por dentro dos Canyon por Praia Grande.

  • Itambézinho
Canyon Itaimbézinho

Canyon Itaimbézinho

O Canyon do Itambézinho é o mais famoso da região, marcado principalmente por suas paredes muito próximas formando uma bela paisagem. Sua infraestrutura é a melhor da região, com trilhas demarcadas, cercas de proteção e mirantes nos locais com a vista mais bonita.

Canyon Itaimbézinho

Canyon Itaimbézinho

O parque abre todos os dias das 8h às 17h, com exceção de segundas-feiras e para entrar é necessário pagar uma taxa por pessoa e uma pelo veículo, quando fui era R$ 6,00 por pessoa e R$5,00 por veículo.

Mirante do Canyon

Mirante do Canyon

Dentro do parque há duas trilhas para ver o Canyon, a Trilha do Vértice, de aproximadamente 30 minutos, a qual possibilita a visualização da cascata Andorinhas de frente e a Trilha do Cotovelo, uma trilha de aproximadamente 6 km, que da uma visão melhor do Canyon, por ser uma trilha mais longe sua última saída é feitas as 15h.

Cascata Andorinhas

Cascata Andorinhas

O ideal é chegar cedo no Canyon e aproveitar suas duas trilhas ao longo do dia, começando pela trilha do Cotovelo e depois a do Vértice.

  • Fortaleza
Canyon Fortaleza - Borda do Canyon

Canyon Fortaleza – Borda do Canyon

O Canyon Fortaleza é bem mais largo do que o Itaimbézinho e possuí uma paisagem completamente diferente, por isso vale tanto a pena visitar os dois.

Canyon Fortaleza - Mirante

Canyon Fortaleza – Mirante

O Canyon Fortaleza não tem nenhuma infraestrutura de segurança, e também não tem taxa, apenas é preciso se identificar com o guarda na entrada do parque.

Canyon Fortaleza - Mirante

Canyon Fortaleza – Mirante

Canyon Fortaleza - Mirante

Canyon Fortaleza – Mirante

Dentro do Canyon há 3 trilhas, a Trilha para a borda do Canyon, de apenas 200 metros para ter uma primeira vista do Canyon; a Trilha do Mirante, de aproximadamente 1 hora com subida para o ponto mais alto do Canyon e uma vista incrível de quase toda a sua extensão e a Trilha que passa por uma cachoeira, esta só é possível fazer em dias bem secos, pois torna-se perigosa com a pedra molhada.

Imagem66

5. Dicas Gerais:

  • Leve muita água, pois você passará o dia fazendo trilhas
  • Leve casaco independente do dia, pois no alto dos Canyons pode fazer bastante frio.
  • Leve comida para as trilhas, pois nenhum Canyon tem bares onde você poderá comprar alguma coisa.
  • Você só encontrará mercados e postos de gasolina em Praia Grande ou Cambará, então abasteça e compre seus mantimentos antes de pegar entrada para os Canyons.
  • Vá o mais cedo possível, para evitar pegar a neblina.
  • Quando a neblina começar a subir desça logo, pois depois é quase impossível enxergar a trilha.
  • O primeiro Canyon a subir a neblina é o Fortaleza, portanto se começar a neblina sua melhor opção é ir ao Itaimbézinho.

Imagem72

Muitas pessoas tem dúvidas sobre os Canyons e como funciona, caso eu não tenha conseguido tirar a sua dúvida, deixa-a nos comentários que responderei o quanto antes. Aproveite o seu passeio!

Beijos, Lu!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s